Skip to content

Cozinha Robocop

25/10/2009

Normalmente quando chamamos familiares e ou amigos para uma visita, a cozinha acaba sendo o ambiente mais social, agradável e versátil da casa, tudo esta à mão e novamente a comida aparece como um fator social.

Porém nos últimos anos o design deste canto sagrado de toda casa vêem sofrendo de algo no mínimo contraditório. Quem pesquisar as lojas de móveis planejados será surpreendido pela falta de opções e falta de acabamentos diferenciados. Se o cliente quiser um projeto com materiais de qualidade e design, desembolsará  facilmente R$ 20.000,00 pelo projeto.

Os desenhos oferecidos pelos profissionais sempre são “modernos”, metais polidos e vidro branco (leitoso) tomam todos os cantos. Onde foi parar a cor, o azulejo, a madeira, as Fôrmicas coloridas e eletrodomésticos multi-coloridos? Parece que a essência da cozinha, do ambiente, do prazer foi transformado em um ambiente austero, frio, impessoal e sempre tão funcional que se perde do toque humano.

Hoje em dia temos cozinhas Robocop, cheias de aço-inox, dos puxadores às panelas tudo parece ser fruto de uma neurose pelo profissional (vislumbrando a cozinha industrial). Porém podemos comprar gato por lebre, na minha casa nós temos duas geladeiras Eletrolux em acabamento de aço-inox, a parte estranha é que este tipo de metal não atrai imãs como o aço/ferro, mas minha geladeira que custou 20% mais cara que o mesmo modelo em branco, atrai os disk-pizzas. Conclusão; minha geladeira inox não é exatamente uma geladeira inox!

Nem tudo esta perdido!!

Anúncios
3 comentários leave one →
  1. 26/10/2009 21:08

    Adoro cozinha,mas personalizada com cara de família não essas tudo igualzinha a de todo mundo,planejadas demais, eu transformando a minha, usando cores que gosto,objetos pra deixar minha marca .

  2. Fábio Resende permalink
    04/07/2010 17:09

    Concordo que o ambiente de uma cozinha doméstica deva ser personalizado e com a cara da família. Porém me preocupo com a segurança dos alimentos manipulados e as boas práticas de fabricação de refeições demonstrados nestas sugestões acima . Por exemplo, é conhecimento coletivo que panos de prato podem levar contaminação à utensílios e conseqüentemente ao alimento. Da mesma forma que plantas ornamentais podem ser atrativas para insetos e outras pragas urbanas. De fato é desafio nosso aliar as boas práticas à personalidade do ambiente de manipulação. Para maiores informações de como decorar sua cozinha de modo que não ofereça risco aos alimentos, consulte a RDC 216 de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

    • vadevintage permalink*
      05/07/2010 16:26

      Olá Fábio,
      É bem verdade que todos os aspectos da cozinha doméstica podem levar a perigos potenciais seja na segurança do lar ou elementos externos como pragas e etc. Nosso blog tenta ajudar a criar uma estética mais humana para estes ambientes. Gostamos de texturas, cores e materiais diversos e da mistura de todos estes aspectos. A crítica do post é direcionada aos ambientes desumanos e austeros que é passado como algo sofisticado e consequentemente melhor.
      Achamos de suma importância a higiene e o bom senso referentes aos ambientes de risco como a cozinha, mas não podemos deixar de lado a estética que nós define.
      Obrigado pelo comentário, vamos bolar alguma coisa para citar o RDC 216 de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

      att.
      Tiago Torres

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: