Skip to content

Chuva, muita chuva

01/02/2010

Ontem tivemos sérios problemas com as chuvas. Perdemos uma árvore centenária, ficamos sem energia elétrica e para completar granizo pesado ao final da tempestade. Infelizmente este foi nosso final de semana, sem maiores prejuízos mas com muitos sustos.

Tudo isso me fez pensar sobre causa e culpados dos temporais e transtornos do último mês. Todas as interpretações mostradas na televisão dão como certa a culpa ao efeito estufa, mas até que ponto isso é verdade?

Se pegarmos os dados da última sexta-feira dia 29 de janeiro, faltavam apenas 3mm de precipitação para que as chuvas de janeiro batessem o recorde histórico de Janeiro de 1947.

Em 1947 havia efeito estufa? A resposta mais óbvia é não, e é exatamente isto que particularmente acho estranho. Mais algo bastante interessante é que os estragos ocorridos em janeiro de 1947 são quase nulos aos de 2010. Em 1947 os rios e córregos que cortavam a cidade ainda desfrutavam de várzeas, campos alagadiços e muita área verde que hoje simplesmente não existe.

Não adianta depositar toda culpa no efeito estufa ou no lixo que produzimos, olhar para trás e entendermos o que fizemos com nossa cidade é um bom exercício para entender nosso cotidiano.


Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: