Skip to content

Um dedo de Prosa: Primo Manufatura

01/11/2012

A entrevista de hoje é com o Mario Lewicki, formado em paisagismo e desenho industrial, e atualmente sócio fundador da Primo Manufatura. A Primo é uma fábrica de shapes de skate super personalizados, feitos com madeira reaproveitada e layouts exclusivos.

Junto com seu cunhado, Yuri Salles, estudante de engenharia, começaram a pesquisar e se interessar por oficinas e marcenaria, e foi aí que resolveram abrir esse novo negócio.

Durante a entrevista, o Mario mencionou 20 vezes a palavra “madeira”, o que fez todo sentido depois que li essa frase que ele disse “a gente ama madeira”. Depois de ver seu sogro trabalhando em sua marcenaria, eles começaram a perceber que várias peças eram descartadas, por estarem úmidas ou até com partes podres.

Após vivenciar isso, eles discutiram sobre a ideia de fazer shapes de skate com madeiras reutilizadas. O shape ficou tão bonito que eles começaram a investir mais nisso, e estudar técnicas e tecnologia para aplicar nos produtos.

 Atualmente eles tem uma pequena fábrica dentro da oficina do sogro do Mario, e é lá que eles fazem 100% do shape, desde seleção das madeiras, corte, montagem e aplicação da arte.

 Quando questionamos sobre a qualidade da madeira reutilizada, Mario disse que algumas madeiras são mais duras, outras macias, mais secas ou úmidas, mas conhecendo a estrutura de cada uma, eles conseguem elaborar a estrutura dos “decks”. Normalmente as madeiras mais velhas são mais secas, portanto melhores, pois retém o formado do shape.

” A gente ama madeira. Saber que a madeira que já teve um uso acaba virando pasta ou lenha para forno de cerâmica dá muita dó. Um material tão bonito não pode ser descartado dessa forma. Para nós, ser sustentável sempre fez parte do projeto.”

 Além do shape, eles também criam artes exclusivas para os clientes. Todos os shapes são numerados, como se fossem fine arts.

” Acreditamos que quem procura a primo, procura um projeto diferente, exclusividade. Como o pai que queria dar um skate de presente pros filhos (poderia dar qualquer sk8), me pediu para escrever um recado no shape e eu coloquei o próprio recado dele para os filhos.”

Por que “Primo”?

“Na verdade o nome primo só existe porque quando começamos a fazer os desenhos dos shapes, nós vimos que os a medida dos decks é em polegadas e o primeiro número que chegamos na medida foi 37 e o segundo 29 e eles são números primos! nossa terceira medida foi 23 dai o nome ficou! Primo manufatura!”

Para saber mais é só clicar aqui. Ah, eles também tem Fan Page!

Esperamos que tenham gostado, e aguardem o próximo Um dedo de Prosa!

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Glaucia _Maria Zairam permalink
    01/11/2012 16:32

    Muito bacana o trabalho! Reutilizar a madeira, transforma-la num objeto e ainda com arte. É fantástico! Parabéns aos artistas. Em especial ao Mário, que foi colega de faculdade (Paisagismo) e nunca mais tivemos notícias…agora veio essa. Fico muito feliz de você ter continuado a fazer arte :) Sucesso!

    • Eveline permalink
      05/11/2012 15:27

      Parabéns ao Mario e ao Yuri pelo trabalho desenvolvido. Muito legal mesmo a ideia de reaproveitar a madeira e produzir peças únicas cheias de arte.
      Desejo muito sucesso à Primo Manufatura!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: