Skip to content

Filmes Perdidos

13/12/2012

Há cerca de 2 anos atrás, eu (Thabata) e o Tiago estávamos dando uma volta de carro pelo bairro do Ipiranga. Vimos uma pequena casa que parecia ser um brechó, mas bem simples, pequeno e desarrumado. Acho que esses são os melhores.

Começamos a fuçar em louças, livros, câmeras antigas e tudo o que encontramos ali. Lembro que compramos 2 caixinhas de palitos de dente antigos, super engraçadas, e duas latinhas pequenas da Kodak, antigas. Eram utilizadas para armazenar os filmes. Acho que pagamos cerca de R$5,00 pelas duas.

antiga-embalagem-de-filme-kodak-em-lata-perfeita-_MLB-O-206493520_5307

Bem, chegando em casa mais tarde fomos olhar as compras do dia, e aí abrimos as latinhas. Para nossa surpresa, tinham filmes lá dentro! Ficamos em choque, sem ação. Como ambos somos fotógrafos, foi uma emoção muito forte pensar nas imagens que poderiam ter sido retratadas naquele filme.

Um dos filmes estava muito sujo e cheio de ferrugem da lata, não teria como ser aproveitado. Já o outro, estava em perfeitas condições! Imediatamente levamos o filme a um laboratório de confiança e pedimos para revelar e ampliar tudo o que fosse possível. Já tínhamos conseguido dar uma espiada no filme olhando através da luz, não não era possível ver exatamente a década e local das fotos.

Bem, quando recebemos as fotos ampliadas, foi incrível. Eram fotos da Europa, até onde conseguimos identificar, Itália e Barcelona. Será que uma família de brasileiros estava de férias por lá? O que percebemos é que tinham algumas fotos muito boas, mas com certeza não eram de um fotógrafo profissional. Algumas fotos estavam sem foco, sem enquadramento, etc.

Estão curiosos pra ver? Aqui vão algumas…

filmeperdido3

(Achamos que essa é em Barcelona!)

filmeperdido2

(Na praia! Vejam ao lado direito da foto o logo da CAMPARI)

filmeperdido1

(Um passeio… pelas roupas imaginamos que as fotos sejam dos anos 50)

Esse post é uma reflexão e uma constatação do porquê gostamos do antigo. O antigo tem história, tem paixão, tem cultura, tem muitas coisas. Antes de revelar o filme, ficamos tentando imaginar o que poderia ter ali. Depois de ver as fotos então, começamos a pensar em quem seria a pessoa por trás dessas lentes. Quantos anos teria? Homem? Mulher? Profissão? Será que ele nunca ampliou ou viu essas fotos?

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. 13/12/2012 14:18

    Êeeeee! Agora em post! Amei

  2. 19/12/2012 20:52

    Que maravilha!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: