Skip to content

Uma xícara de café

11/04/2013

Hoje vamos contar um pouco da história do café no Brasil. Somos super amantes de cafés e cafeteiras, novas e antigas. Vamos fazer então um resumão de como surgiu o café no Brasil e sua história de consumo.

O café, até o final do século dezessete, vinha da Arábia e era conhecido como Moca, o nome da cidade de sua origem. Naquela época, o café também começa a ser comercializado na Holanda e Indonésia. O governador da Ilha de Java (na Indonésia) distribuiu sementes em várias partes da Ilha e devido à fertilidade do solo e as condições climáticas favoráveis, logo as plantas se desenvolveram. De Java, o café espalhou-se para as Índias Ocidentais e finalmente para a América do Sul e Central, onde o clima era particularmente propício ao rápido desenvolvimento do cafeeiro. Das primeiras plantações na Região Norte, mais especificamente em Belém, as mudas foram usadas para plantios no Maranhão e na Bahia, na Região Nordeste.

sacas-cafe

O negócio do café começou, assim, a desenvolver-se de tal forma que se tornou a mais importante fonte de receitas do Brasil e de divisas externas durante muitas décadas a partir da década de 1850.

images

O sucesso da lavoura cafeeira em São Paulo, durante a primeira parte do século XX, fez com que o Estado se tornasse um dos mais ricos do país, permitindo que vários fazendeiros indicassem ou se tornassem presidentes do Brasil (política conhecida como café-com-leite, por se alternarem na presidência paulistas e mineiros), até que se enfraqueceram politicamente com a Revolução de 1930.
O café era escoado das fazendas depois de secados nos terreiros de café, no interior do estado de São Paulo, até as estações de trem, onde eram armazenados em sacas, nos armazéns das ferrovias, e, depois embarcado nos trens e enviado ao Porto de Santos, através de ferrovias.

1095082774_f

Já no Brasil, a primeira cafeteria instalou-se em 1894, a “Confeitaria Colombo” na cidade do Rio de Janeiro, na Rua Gonçalves Dias. O ambiente não era diferente dos cafés instalados na Europa, seus salões apresentavam o mesmo ambiente sofisticado, onde o público era composto de artistas, políticos e intelectuais.

Infelizmente a história do café no Brasil se mistura com o trabalho escravo, trabalho infantil, tráfico, entre outros pontos. O café foi um marco muito importante na economia do país e sua demanda acabou gerando questões e atitudes polêmicas.  Felizmente a situação atual é outra e esse segmento já está muito mais estruturado.

Veja também alguns anúncios antigos de cafés:

cafeseleto

-l-290-propaganda-antiga-cafe-soluvel-nescafe_MLB-O-171009628_8889

cafe apolo

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: